Asana

Significa posição sentada; assento; sentar. Posições bio-físicas que conferem equilíbrio, força, elasticidade, tenacidade e saúde corporal, mental e psicológica.

स्थिरसुखमासनम् ॥४६॥

sthira-sukham-asanam

Asana, posição firme e confortável
Sutra 2.46 – Yoga Sutras de Patañjali

Asana, por definição, significa um estado bio-físico no qual conseguimos permanecer estáveis, calmos, quietos e confortáveis. De acordo com Patañjali e o Raja Yoga, asana refere-se a uma posição estável e confortável, na qual o yogi possa permanecer durante bastante tempo, de forma a praticar meditação. Com o Hatha Yoga esta definição altera-se para algo mais: os asana são encarados como posições corporais que abrem os canais energéticos e centros psíquicos, funcionando como uma ferramenta para práticas mais elevadas. Para o Hatha Yoga, o controlo do corpo proporciona um controlo da mente e os asana viabilizam uma exploração corporal, respiratória, mental e mais além.

हठस पथमाङतादासनंपूवरमुचते। कु यारतदासनंसैयरमारोगंचाङलाघवम्॥ १९॥

hathasya prathamangatvadasanam purvamucyate
kuryattadasanam sthairyamarogyam cangalaghavamt

Prioritariamente são expostos os asana, pois constituem a primeira parte do hatha yoga.
Estes permitem firmeza no corpo e na mente, libertação de doenças e leveza nos membros.
Hatha Yoga Pradipika – I. 17

As antigas escrituras yóguicas indicam que existem 8.400.000 asana, que representam as múltiplas encarnações pelas quais um ser tem de passar até obter a libertação do samsara (ciclo de nascimentos e mortes). Foram encontradas, em escavações realizadas no Vale do Indo em Harappa e Mohenjodaro, atualmente Paquistão,  esculturas de representações  de figuras em posições de asana. Mitologicamente, diz-se que o Yoga foi primeiramente ensinado por Shiva à sua esposa Parvati. Shiva é, portanto, considerado o primero mestre (adhiguru) e representa a suprema consciência. Parvati é a sua primeira discípula, identificada como Shakti, que representa o conhecimento, vontade, acção e criação de todas as coisas. Pode ser encontrada mais informação sobre este tema aqui.

A prática de asana trabalha vários aspectos no corpo, nomeadamente a manutenção de uma coluna vertebral saudável, tonificação muscular, flexibilidade das articulações, regulação de glândulas, nervos e órgãos internos, e muito mais. Existem 3 fases de execução do asana: a entrada, a permanência e a saída da posição, sendo que a permanência constitui a verdadeira essência transformativa do asana. Cada asana tem 5 funções a executar: A função conativa, a cognitiva, mental, intelectual e espiritual, e deverá ser sempre executado com concentração (dharana) num ponto focal quer no interior do corpo, quer no exterior do mesmo (drishti). Patañjali indica que quando um asana é executado corretamente, as dualidades entre o corpo e a mente e a mente e a alma, tendem a desaparecer. É este o efeito da prática de asana: deve ser realizado de forma a libertar a mente do apego ao corpo e conduzi-la ao espaço onde reside a alma.

"Asana é a firmeza perfeita do corpo, estabilidade da inteligência
e benevolência do espírito"
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar

Asana

Categorias

Fontes:
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar
The Tree of Yoga – B.K.S. Iyengar
Hatha Yoga – Sri Swami Sivananda
YogaStudies.org