Cosmovisão
A filosofia hindu considera que o Homem é um microcosmos, uma réplica do Universo, e que contém, no seu interior, a mesma complexidade indivisível da manifestação cósmica.
Prâpte sharîrabhede, caritârthatvât pradhânavinivrittau aikântikam âtyantikam, ubhayam kaivalyam âpnoti
" Depois de obter a separação do corpo e depois da cessação da Natureza, (o Espírito) adquire a salvação que é ao mesmo tempo certa e final (Kaivalya)"
O hinduísmo tradicional indiano possui 6 escolas filosóficas, ou darshanas, que procuram compreender a existência do Ser Humano e do Cosmos e a relação entre ambos, tendo como objetivo último a auto-realização e a libertação da ignorância. O Samkhya e o Yoga são duas dessas seis filosofias, sendo que a primeira explica teoricamente a evolução do universo e da matéria com base na relação entre Prakrti (natureza) e Purusha (espírito) e a segunda é o caminho prático para a obtenção dessa libertação.
Para os hindus, o tempo está definido em ciclos ou yuga (era). Cada ciclo yuga tem a duração 0 de 4.320.000 anos. Atualmente encontramo-nos na era de Kali, a última de 4 etapas que o mundo atravessa.
Fontes:
Samkhya Karika – Íshvara Krishna
Yoga.com.br
Wikipedia