O Yoga

“Yoga é equanimidade da mente” – Bhagavad Gita 2.48

योगश्चित्तवृत्तिनिरोध

yogaścittavṛttinirodhaḥ

"O Yoga é a supressão das atividades da mente"

Sutra I.2 – Yoga Sutras de Patañjali

O Yoga é um dos seis darshanas, sistemas de filosofia indianos ortodoxos. A palavra Yoga, etimologicamente, deriva da raíz “yuj”, que significa “ligar”, “manter unido”, “jungir”, “pôr sobre o mesmo jugo”. O Yoga pressupõe uma união entre o corpo, a mente e o espírito, não distinguindo como três partes separadas, mas como uma só. Tem como propósito a auto-transcendência, transformando a vida do praticante (sadhaka) de uma forma saudável, nobre e com propósito. O praticante ganha consciência da totalidade universal, da interdependência causal do mundo, e dessa forma disfruta de uma vida feliz em sociedade. O objetivo do Yoga é, de acordo com Patañjali, a libertação ou auto-transcendência. É vivido e experienciado através da prática contínua e dedicada (abhyasa).

“Yoga é 99% de prática e 1% de teoria” – Pattabhi Jois

योगःयगः समाधिः॥

yogaḥ samādhiḥ

"Yoga é samadhi"
Vyasa – Yoga Bashya
O Yoga visa igualmente a reunião do Eu individual (Jiva) com o Absoluto ou com a pura consciência (Brahman), garantindo assim a eliminação dessa separação e libertando-nos da ilusão do tempo, espaço e causualidade, atribuindo-nos sabedoria para discriminar entre o real e irreal, permitindo-nos assim descobrir a nossa verdadeira natureza.
Shiva

Diz-se que o Yoga foi ensinado pelo Adiguru, primeiro mestre, Shiva, à sua esposa Parvati, nas margens do rio. Reza a lenda que um peixe ouviu os seus ensinamentos e por sua vez, se tornou mestre, havendo sido denominado por Shiva de Matsyendranath (matsya – peixe; indra – senhor, ou seja, Senhor dos Peixes), tendo posteriormente passado os ensinamentos ao seu discípulo Gorakhnath, fundador do Hatha Yoga (HYP, Verso 4).

Matsyendranath

योगः कर्मसु कौशलम्

yogaḥ karmasu kauśalam

"Yoga é perfeição na ação"
II 50 – Bhagavad Gita

A sílaba sagrada OM é o arco e a seta é a nossa própria alma. Brahman é o alvo da seta, o alvo da alma.
Tal como a seta se torna una com o alvo, deixemos a alma ser una com ele.

Mundaka Upanishad
Secções

Fontes:
Patañjali e o Yoga – Mircéa Eliade
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
The New Book of Yoga – The Sivananda Yoga Centre