PraticaYoga.pt

Esta página foi criada com o intuito dar a conhecer as raízes e fundamentos da prática clássica da arte milenar que é o Yoga, bem como desmistificar a ideia de que o Yoga só pode ser praticado por pessoas jovens, com corpos magros e flexíveis.

A prática de yoga é para todos e vai muito além da parte física, denominada asana. Ela inclui um conjunto de técnicas, estudos e exercícios que melhoram a vida do praticante a nível físico, mental, emocional e espiritual. 

O Yoga é auto-transcendência

Devemos praticar yoga de uma forma calma, tranquila, segura, com entrega. Iremos compreender que ao realizarmos uma prática constante, com disciplina, verdadeira, tendo como base o auto-estudo, sem julgamento e com uma atitude positiva, iremos chegar longe, sem esforço. Não se trata de conseguir permanecer em shirsasana ou de concretizar posições corporais difíceis. Devemos cultivar um sentimento de compreensão e de amor para conosco próprios, mantendo sempre espaço para alguma evolução, mas sem forçar que tal aconteça.

praticayoga.pt

O projeto

O conceito do projeto surgiu algum tempo após iniciar o Curso de Formação de 200h de Professora de Yoga, com o objetivo de concentrar estudos num só local, de fácil acesso e consulta, e que estivessem disponíveis a todos.

PraticaYoga.pt
Sadhana

O estudo

Para aprofundar conhecimento no Yoga, é necessária prática e estudo. Não existe um sem o outro. E o estudo do Yoga é ilimitado e contínuo pois existe um universo de conhecimento e de investigação, quer pessoal quer universal. O registo desses estudos é essencial pois na vida quotidiana a memória tende a ser fugaz e o tempo para dispensar à leitura é cada vez menor.

Como eterna estudante de yoga e como professora, deixo aqui alguns registos com o objetivo de difundir a filosofia yogi, para que sejam acedidos tanto por mim própria, como pelos meus futuros alunos, tanto como por quem se cruzar com este website.

Os artigos são redigidos com base em estudos pessoais, cujas referências bibliográficas estão identificadas, e várias imagens são retiradas da internet ou de bancos de imagens gratuitas, como o Freepik e o Pexels.

Contacto

Caso identifique alguma incorreção, tenha alguma sugestão, deseje comunicar uma melhoria, pretenda uma colaboração ou deseje apenas dizer um caloroso “Olá”, poderá utilizar o formulário para estabelecer contacto. 
Terei todo o gosto em responder 🙂