Bandha e Kriya
"Tal como o Senhor das Serpentes [Ananta] é o suporte da Terra, com as suas montanhas e florestas, tal é Kundalini com o suporte de todas as práticas de Yoga"
Hatha Yoga Pradipika – 3.1
Bandha
A palavra Bandha significa “tranca”, “fecho”, “ligação”. As técnicas de bandha referem-se a uma contração de determinadas zonas do corpo físico, relacionadas com os chakras, centros energéticos, de forma a canalizar o nosso fluxo de energia interior. Além dos benefícios físicos (estas técnicas eram tradicionalmente usadas para manter o calor dentro do corpo), os bandhas auxiliam o despertar espiritual, e quando combinadas com Pranayama e Mudra, conduzem a uma prática mais elevada de yoga. Nos antigos textos de Hatha Yoga, os bandha estavam agrupados junto aos Mudra (gestos realizados com as mãos que equilibram ou veiculam a energia no corpo) e tinham o propósito de despertar a Kundalini.
"Quando a serpente (Kundalini) é acordada pela prática de Uddiyana, Jalandhara e Moola Bandha, o ar, que é dirigido interiormente, infere no canal Sushumna e abandona as suas actividades de entrada e saída"
Yoga Taravali – Sutra 6
"Estes seis actos (Kriya) são denominados Dhauti, Vasti, Neti, Trataka, Nauli e Kapalabhati"
Os Kriya são técnicas de higiene e limpeza interna que visam a purificação a nível físico, energético, emocional, mental e supra mental. Depuram toxinas, promovem saúde e longevidade e higienizam o corpo. Shatkarma consiste num conjunto de 6 técnicas de limpeza interna ou purificação. Shat significa “seis” e karma significa “acção”.
"O Shatkarma também é usado para equilibrar os três doshas existentes no corpo: kapha (muco), pitta (bílis), e vata (ar). De acordo com o Hatha Yoga e o Ayurveda, um desequilíbrio nos doshas pode causar doença"
Fontes:
Yoga Taravali – Adi Sankara Bhagavatpda
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati
Yoga Pro
Confederação Portuguesa do Yoga