Origens e Filosofiado Yoga
“Yoga é Samádhi” – Vyasa, Yoga Bashya
"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga"
CRONOLOGIA DO YOGA
Civilização do Vale do Indo
As origens do Yoga são indeterminadas mas pensa-se que remontem à época pré-védica, por volta de 3000 a.C. Escavações realizadas na zona do Vale do Indo revelaram esculturas em posições yoguicas, bem como o selo de Pashupati, Senhor dos Animais, uma das formas de Shiva e primeiro yogi (figura proto-Shiva). Essa civilização era bastante evoluída, com construções avançadas, técnicas de metalurgia e artesanato, transações comerciais e mercantis com vários povos. A seca nessa região poderá ter provocado o êxodo da população para leste.
Yoga Pré-Clássico
O Yoga é posteriormente mencionado no Rig-Veda, uma das escrituras mais antigas da Índia, e nas Upanishads da era védica (1500-1000 a.C). Os épicos Ramayana de Valmiki e o Mahabharata de Vyasa, onde se inclui o Bhagavad Gita, ou Canção Divina, também o mencionam. É neste último, onde Krishna aconselha o jovem Arjuna sobre a aceitação do seu Dharma, que são referidos 4 tipos de Yoga (Karma Yoga, Bhakti Yoga, Jñana Yoga e Raja Yoga) e são discutidos também aspectos da filosofia Samkhya, que anda lado a lado com o Yoga, e que constitui outro dos 6 darshanas do hinduísmo.
Yoga Clássico
O Yoga Clássico é definido com a obra Yoga Sutras de Patañjali, onde foi definida a base do que viria mais tarde a chamar-se de Raja Yoga, Yoga Real, ou Yoga da Meditação. Aqui Patañjali define a prática como sendo progressiva, através da realização de 8 partes indissociáveis (Ashtanga Yoga): Yama, Nyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi. A prática era utilizada exclusivamente para atingir o samadhi e não era mencionada a utilização do corpo físico em posições especiais. A referência a ásana que existe é que se trata apenas de um “assento”, de uma posição estável e confortável. Existe informação mais detalhada sobre os Yoga Sutras aqui >>
Yoga na Idade Média
É com o clássico Hatha Yoga Pradipika de Svatmarama que o corpo aparece como ferramenta utilizada para a ascese. São igualmente definidas várias técnicas de pranayama, mudras, bandhas, mantras e kriyas. O Hatha Yoga (Ha-sol; Tha-lua) visa o equilíbrio entre as energias masculinas e femininas, prana e mente. A unidade corpo/mente/espírito continua a ser vista como um todo e são reveladas as várias formas de executar as disciplinas que têm como objetivo o samadhi. O próprio Svatmarama conclui que o Hatha Yoga é uma forma preparatória para o Raja Yoga. Até este ponto o Yoga era praticado maioritariamente por pessoas do sexo masculino.
Yoga Moderno
Considera-se que a era do Yoga Moderno teve início em 1893 quando Swami Vivekananda foi ao Congresso das Religiões em Chicago, E.U.A. Após essa incursão, a expansão do Yoga para ocidente começou a ter mais expressão. Paramahansa Yogananda, em 1920, contribuiu bastante para esta divulgação, tendo aberta a instituição da sua filosofia, a Self-Realization Fellowship.
Yoga Contemporâneo
A partir da definição das técnicas de Hatha Yoga, surgiram várias adaptações à prática original. Sri Aurobindo criou a escola de Yoga Integral. Suami Sivananda Sarasvati fundou o Divine Life Society. T. Krishnamacharya, considerado o Pai do Yoga Moderno, criou o estilo Vinyasa e foi mestre de Indra Devi (impulsionadora do Yoga como exercício físico), K. Pattabhi Jois (fundador da escola de Ashtanga Vinyasa), B.K.S. Iyengar (fundador do Iyengar Yoga), T. K. V. Desikachar, Vanda Sacaravelli, etc. O Yoga começou a expandir-se cada vez mais para o Ocidente e dele derivaram práticas bastante diferenciadas que continuam a multiplicar-se. Alguns exemplos de práticas mais recentes incluem Bikram Yoga, Kundalini Yoga, Power Yoga, Yoga Kuruntha, Yin Yoga, Rocket Yoga, Yoga Dance, etc…
समत्वं योग उच्यते
samatvam yoga ucyate
"A equanimidade é chamada de Yoga"
Fontes:
The New Book of Yoga – The Sivananda Yoga Centre
História do Yoga – Federação Portuguesa de Yoga
Bhagavad Gita – Vyasa
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
Wikipedia