Meditação

Meditação é um fluxo de foco contínuo, uma entrega ao absoluto e a abstração dos pensamentos.
É uma viagem interior, um estado de calma e plenitude imperturbável, em que permanecemos alertas e conscientes, contudo imóveis e alheios aos objetos dos sentidos.

रागद्वेषवियुक्तैस्तु विषयानिन्द्रियैश्चरन्
आत्मवश्यैर्विधेयात्मा प्रसादमधिगच्छति

rāga-dveṣha-viyuktais tu viṣhayān indriyaiśh
charan ātma-vaśhyair-vidheyātmā prasādam adhigachchhati

Mas aquele que tem uma mente disciplinada, movendo-se nos objetos com os órgãos dos sentidos sob seu controlo e libertos de paixões e aversões, obtém serenidade (estar bem consigo mesmo).

Bhagavad Gita – 2.64

São amplamente conhecidos os benefícios que a prática traz para a nossa saúde mental. Através deste mergulho no nosso ser aprendemos a conhecer-nos, a interpretar as nossas emoções, a reprogramar ideias, a relaxar e a acalmar… Mas será efetivamente este o propósito da meditação? Segundo o sábio Patañjali, o yoga é o refreamento das ondas mentais. E a meditação é exatamente isso. O sadhaka deve primeiramente executar as 7 partes anteriores da prática e posteriormente sentar-se em posição firme, suave e confortável, de forma imóvel, serena e concentrada.

Hatha yoga pradipika

Hatha Yoga Pradipika

देशबन्धः चित्तस्य धारणा ॥१॥
तत्र प्रत्ययैकतानता ध्यानम् ॥२॥

deśabandhaḥ cittasya dhāraṇā
tatra pratyayaikatānatā dhyānam

A concentração [dharana] é fixar a mente [citta] num ponto.
A continuada e ininterrupta contemplação nesse ponto, é a meditação [dhyana].
Yoga Sutra 3.1 e 3.2

A meditação (dhyana) é a 7ª parte do Yoga de Patañjali, antecedida pela concentração (dharana). Por concentração entendemos atenção plena, foco com abstração dos sentidos, num estado comum de relaxamento e precisão.
A meditação é um estado em que nos encontramos conscientemente alertas, em fusão integrada com a Unidade, num estado sereno, receptivo e neutro. É um estado de equilíbrio e de equanimidade onde sentimos a união do nosso Eu interior com o Universo. Ganhamos uma sensação de pertença e integração com a totalidade que pode conduzir ao samadhi.
Estas três partes constituem a prática de samyama.

Artigos

Fontes:
Bhagavad Gita – Vyasa
Srimadbhagavadgita – Tradução direta do sânscrito para português por Paulo Abreu Vieira – Vedanta.pt
Yoga – Mind and Body – Sivananda Vedanta Yoga Center
Yoga-Sutra – Aforismos de Yoga – Patañjali – Tradução de José Carlos Calazans
The Tree of Yoga – B.K.S. Iyengar