Mudra
Gestos que trabalham a energia biofísica, promovendo saúde física, mental e emocional.
"Os mudra podem ser descritos como gestos ou atitudes psíquicas, emocionais, devocionais e estéticos.
Mudra significa “gesto”, “atitude”, “selo”, “chave”. Podem ser realizados com as mãos (utilização mais conhecida) ou com o corpo. Os mudra estão associados, no Hatha Yoga clássico, aos bandha, contrações do corpo físico com vista à canalização energética. Dessa forma, os mudra constituem uma forma de comunicação e de concentração de energia.
Os mudra são posições físicas que têm efeito sobre o estado de espírito, sobre a percepção dos elementos, sobre a nossa atitude perante as circunstâncias e conferem estados de concentração e de abertura de consciência. Podem envolver todo o corpo, quando utilizados em conjunto com asana, pranayama, bandha ou técnicas de visualização, ou podem ser utilizados como simples gestos posicionais das mãos. São considerados uma parte independente do Yoga que estabelecem uma ponte entre o prana, os chakras e a kundalini.
Os Mudra são divididos em 5 classes: Hasta Mudra (gestos realizados com as mãos), Citta Mudra (realizados com a mente), Kaya Mudra (realizados com o corpo), Bandha Mudra (selos energéticos) e Adhara Mudra (contração do períneo).
"Maha Mudra, Maha Bandha, Maha Vedha, Khecari, Uddiyana, Mula Bandha, Jalandhara Bandha, Viparitakarani, Vajroli and Shakticalana - estes são os dez mudra. Eles destroem a velhice e a morte"
Fontes:
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati