Pranayama
Através da prática de Asana, o yogui domina o corpo físico. O pranayama permite ao yogui obter domínio sobre o corpo subtil e o corpo astral. Com o controlo sobre a respiração, obtemos também controlo sobre o nosso corpo, sentidos, emoções, mente e espírito.
ततः क्षीयते प्रकाशावरणम
tatah kshiyate prakasha avaranam
Pelo pranayama desaparece o véu que cobre a luz
A importância da respiração é indiscutível, uma vez que ninguém consegue viver sem esta troca constante de oxigénio e dióxido de carbono com a natureza. Contudo, é frequente prestarmos pouca atenção ao processo respiratório. Vivemos com demasiada rapidez e muitas vezes, por hábito, utilizamos apenas parte limitada da nossa capacidade respiratória, o que traz mazelas ao nosso corpo físico, mental e emocional.
O termo pranayama é vulgarmente definido como o “controlo da respiração”. Mas, apesar de tecnicamente executar práticas respiratórias, pranayama é muito mais que isso. Prana significa ‘energia vital’ ou ‘força de vida’: a essência que existe em todas as coisas vivas. Ayama pode ser traduzido como expansão ou extensão. Assim sendo, pranayama pode ser definido como ‘Expansão da força vital‘. As técnicas de pranayama visam superar e ir além dos limites individuais, de forma a atingir estados de vibração energética e de consciência mais elevados.
छले वाते छलं छित्तं निश्छले निश्छलं भवेत||
योगी सथाणुत्वमाप्नोति ततो वायुं निरोधयेत || २ ||
chale vāte chalaṃ chittaṃ niśchale niśchalaṃ bhavet
yoghī sthāṇutvamāpnoti tato vāyuṃ nirodhayet
Quando a energia dispersa, a mente é instável, mas quando [a energia] é estável, assim é também a mente, e o Yogin obtém o poder da imobilidade. Desse modo, a energia deve ser contida.
A prática de pranayama conduz a um maior controlo da energia e consequentemente, da mente. Estados de instabilidade mental como ansiedade, medo, nervosismo, distrações, irritabilidade, etc, podem ser direccionados através de técnicas simples, que podem ser executadas em qualquer local e sem equipamentos específicos. Ao exercermos domínio sobre a inspiração e a expiração, fornecemos instruções claras ao nosso corpo e conseguimos controlar estados psicológicos indesejáveis. A meditação, aliada ao pranayama, é uma excelente forma de exercermos esse domínio e de mergulharmos dentro de nós, encontrando paz, unidade e integridade no nosso ser.
"Pranayama é a prolongação consciente da inspiração, retenção e expiração. A inspiração é o ato de receber a energia primordial, através da respiração, e a retenção é quando a respiração é mantida, de forma a saborear essa energia. Na expiração todos os pensamentos e emoções são esvaziados: depois, quando os pulmões se encontram vazios, o ser rende-se à energia individual, o 'Eu', a energia primordial, o Atma"
Fontes:
Hatha Yoga Pradipika – Svatmarama
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati
Light on Pranayama – B.K.S. Iyengar
Yoga Sutras (Aforismos de Yoga) – Centro Lusitano Unificação Cultural
Yoga – Mind and Body – Sivananda Vedanta Yoga Center
Daniel Simpson