O que são Mudra

Os mudra são gestos ou “selos” utilizados no yoga que têm como propósito a canalização e equilíbrio do fluxo da energia vital (prana). Podem ser tipificados em cinco categorias: Hasta Mudra (mudra realizados com as mãos), Kaya Mudra (mudra realizados com o corpo), Citta Mudra (realizados com a consciência), Bandha Mudra (selos energéticos) e Adhara Mudra (contração do períneo). No yoga utilizamos mudra de todas as categorias mas os utilizados com mais frequência são os hasta mudra, realizados com as mãos, comumente utilizados durante a prática de meditação, pranayama e asana.

Segundo o Ayurveda, um corpo e mente  saudáveis resultam do equilíbrio dos 5 elementos naturais no nosso tipo psicofisiológico, ou dosha, na nossa constituição natural. Estes 5 elementos encontram-se relacionados com os 5 dedos das nossas mãos. Também os 5 prana e o chakra são representados por eles.

Estes elementos são representados da seguinte forma:

Dedo Polegar: Representa o elemento Fogo (Agni), o prana Apana e o chakra Plexo Solar (Manipura) – Energia
Dedo Indicador: Representa o elemento Ar (Vayu), o prana Samana e o chakra Cardíaco (Anahata) – Movimento
Dedo Médio: 
Representa o elemento Éter (Akash), o prana Prana e o chakra da Garganta (Vishuddah) – Expansão
Dedo Anelar:
Representa o elemento Terra (Prthvi), o prana Vyana e chakra da Raíz (Muladhara) – Solidez
Dedo Mindinho:
Representa o elemento Água (Jala), o prana Udhana e o chakra Sacral (Svadisthana) – Adaptabilidade

Através do posicionamento dos dedos, a combinação dos elementos pode ser utilizada para equilibrar centros energéticos, promovendo a saúde biofísica, a concentração e a auto-consciência.

 


Referências:
Arhanta Yoga