Os 5 Prana Vayu

Os 5 Prana . Imagem de ArhantaYoga.org

O corpo subtil, Sukshma Sharira, (ver mais aqui) necessita do prana, bioenergia vital, para funcionar. Os  prana são energias que necessitamos para as várias atividades do dia-a-dia e que se encontram, latentes no Pranamaya Kosha, ou invólucro vital (ver mais aqui).

Com o yoga, através da prática de asana, pranayama e meditação, podemos equilibrar estas forças de forma a gerar mais harmonia e saúde.

Existem 5 tipos principais de prana (também chamados de 5 vayu (“vento”):

Udana
O Udana Vayu circula na parte superior do corpo; cabeça, ombros e braços. O elemento que o rege é o Éter, akash. Regula os componentes dessa área, tal como o cérebro e os órgãos de acção dos sentidos (olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos). Facilita a percepção sensorial, a força mental e o discurso. O chakra regente é o Vishuddah Chakra.

Prana
O Prana Vayu circula na zona do coração, do diafragma à garganta, e é responsável pela regulação do batimento cardíaco e respiração. O elemento que o rege é o Ar, vayu. Através de pranayama, podemos canalizar a circulação de prana para o coração, de forma a promover a saúde cardiovascular e o bem estar emocional. O chakra regente é o Anahata Chakra.

Samana
O Samana Vayu trabalha a digestão e o metabolismo do corpo humano. Está localizado na zona do plexo solar, no Manipura Chakra, e o seu elemento é o Fogo – Agni.

Vyana
O Vyana Vayu é responsável pela circulação sanguínea e movimento. O seu elemento é a Água, Jal, e situa-se três dedos abaixo do umbigo, na zona do Svadisthana Chakra, contudo o Ayurveda considera que o coração é a sua localização primária.

Apana
O Apana Vayu elimina e expele resíduos e toxinas do corpo humano. Relacionado com o elemento Terra, Prthivi e localizado na zona do Muladhara Chakra, no baixo ventre, ancas e órgãos reprodutores.

Para mais informações sobre os 7 chakras, visitar este artigo


Referências
ArhantaYoga.org