Brahma

Brahma é o primeiro deus da trindade hindu, constituindo, juntamente com Vishnu e com Shiva, a Trimurti. Representa o Absoluto  ब्रह्म e a Criação. É a representação do arquiteto criador do Universo, criação do Universo, numa perspectiva cósmica, cíclica, de nascimento, conservação e morte.

Diz-se que nasceu do Hiranyagarbha, o Ovo Dourado de onde nasceu toda a criação. Diz-se também que brotou de um lótus que teve origem no umbido de Vishnu, o preservador, daí ser frequentemente representado a pairar sobre uma flor de lótus.

Brahma é o deus da música e da literatura, diz-se que criou a literatura sagrada dos Veda. Costuma ser identificado como um ser com 4 cabeças, representado metaforicamente como um deus de várias facetas e responsabilidades. Reza a lenda que Brahma teria apenas uma cabeça, mas que a partir de uma parte do seu corpo, criou uma mulher, Sarasvati, que detinha uma beleza extraordinária. Para poder olhar para ela em várias direções, criou mais quatro cabeças, sendo que originalmente possuía 5 cabeças, tendo sido esta última eliminada por Shiva.

Imagem: yogui.co

As 4 cabeças de Brahma representam os 4 Vedas (Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Atharveda) e podem tamber ser compreendidas como várias formas de observar o Universo e de ser omnisciente.
As 4 mãos representam o Intelecto, o Ego, a Mente e a Auto-confiança.
Brahma é representado a segurar uma flor de lótus, que simboliza a vida e a pureza; um livro, que simboliza sabedoria; uma japamala, que representa concentração e uma jarra com água, que representa a essência criadora.
Encontra-se sentado sobre um lótus, o que revela a sua origem divina mas que também se encontra enraízado na realidade.

Artigos Relacionados:
Sarasvati
Brahma e a Criação do Universo


Referências:
Deuses da Mitologia – Editora Minerva
Wikipedia