Os 5 Kosha

Para a filosofia yogi, o Ser possui 3 corpos, como foi visto no artigo precedente – Os 3 Sharira, e também possui 5 kosha (“camadas”, “invólucros”), que se encontram relacionadas com eles.

Annamaya Kosha – Invólucro de Comida
A primeira camada diz respeito ao Corpo Físico, Karya Sharira, que nasce, cresce, muda, decai e morre. É feito de matéria viva, visível e palpável, que inclui a pele, os ossos, os músculos, os órgãos e o tecido conjuntivo. O corpo denso, produto de comida, ao concluir o seu ciclo de vida, irá regressar à terra, na morte, e por sua vez servir de comida a outros seres, repetindo um ciclo biológico interminável. Do ponto de vista da saúde, é importante para o yogi manter o corpo físico saudável, uma vez que é responsável pela nossa subsistência, experiência e interação com o mundo.

Pranamaya Kosha – Invólucro Vital ou Prânico
O Invólucro Prânico é a primeira camada do Corpo Astral ou Sukshma Sharira e corresponde à camada energética do corpo, onde residem os 5 prana.  Este invólucro ajuda a circulação da bioenergia pelo corpo e desempenha um papel fundamental nas funções vitais do organismo como a respiração, a digestão e a circulação. É através dele que experienciamos as sensações de calor, frio, fome e sede.

Manomaya Kosha – Invólucro Mental
Este invólucro situa-se igualmente no Corpo Astral e corresponde à camada mental do Ser, onde os sentimentos, emoções, pensamentos e imaginação são originados, processados e mantidos. É responsável pelas nossas funções cognitivas, como a memória, a perceção e discernimento.

Vijnanamaya Kosha – Invólucro Intelectual
Invólucro da sabedoria, no Corpo Astral, e o centro das decisões onde o Ego reside. É a camada que nos separa dos animais, onde os homens conseguem discernir sobre o que é certo ou errado, bom ou mau, real de irreal, etc. O intelecto, a intuição e a sabedoria interna fazem parte deste kosha, tornando-o de grande importância para o desenvolvimento e crescimento espiritual da consciência. É aqui que sentimos a união com o Universo.

Anandamaya Kosha – Invólucro de Felicidade
Ananda significa “felicidade suprema”, “beatitude”. Esta camada diz respeito a um sentimento de alegria e amor, onde o Atman (o Eu) reside. Faz parte do Karana Sharira ou Corpo Causal e é responsável pelo nosso contentamento, liberdade e expansão de consciência, onde sentimos a relação e conexão com tudo o que existe. Através da meditação, é pretendido chegar a este kosha, bem como transcendê-lo através do Samadhi.


Referências
Yoga – Mind & Body – Sivananda Yoga Vedanta Center
ArhantaYoga.org