Pingala, Ida e Sushumna

Mapa das Nadis

Vários manuscritos antigos mostram imagens dos padrões de energia. Segundo o Hatha Yoga Pradipika, existem 72.000 nadis no corpo subtil, ou Pranamaya Kosha (saber mais aqui). Nadis são caminhos ou canais por onde a energia (prana) circula e é conduzida desde os centros energéticos denominados chakras até à periferia do corpo humano. Semelhantes aos meridianos chineses, as nadis necessitam de estar livres e purificadas de forma a garantir a livre circulação do prana. Um bloqueio pode resultar em perturbações ou doenças físicas, mentais ou emocionais. O yoga exerce um exercício de limpeza sobre as nadis, quer através da prática de asana, quer de pranayama, de uma forma semelhante à acupuntura oriental.


As duas maiores nadis do corpo humano, pelas quais circula grande parte da energia que precisamos, o Sukshma Prana, simbolizam a polaridade feminina e masculina (sem diferenciação de género, em relação a certos atributos). Separadas por um canal central, chamado Sushumna, que é neutro, sem polaridade, estas três nadis dão origem às restantes.

 

 

 

O Corpo Prânico – http://shaktianandayoga.com

A nadi direita é denominada Pingala, é personificada pela energia masculina de Shiva e é regida pelo Sol (Surya), pelo que conduz a energia de polaridade solar. Corresponde ao lado direito do corpo e ao hemisfério esquerdo do cérebro. Tem um efeito energético quente. É activa.

A nadi esquerda é denominada Ida, é personificada pela energia feminina de Shakti e é regida pela Lua (Chandra), pelo que conduz energia de polaridade lunar. Corresponde ao lado esquerdo do corpo e ao hemisfério direito do cérebro. Tem um efeito energético frio. É passiva.

Através da prática de Nadi Shodhana é possível equilibrar a circulação de energia nestas duas nadis.

A nadi central ou canal Sushumna corresponde à coluna vertebral é onde se encontram localizados os 7 chakras, centros energéticos onde as duas nadis polares se cruzam. Segundo a Kundalini Yoga, a coluna vertebral contém a medula espinal, de cor vermelha, que detém o elemento subtil do fogo (agni). Sushumna estende-se desde o Muladhara Chakra até ao Brahmarandhra (Sahasrara Chakra). Dentro de Sushumna existe uma nadi chamada Vajra, com qualidades rajásicas solares (surya) e dentro dessa nadi existe outra de natureza sattvica e de cor branca chamada Chittra, com propriedades lunares (chandra). Estes três aspectos, fogo, sol e lua, correspondem ao Sabda Brahman ou som transcendental. Dentro da nadi Chittra existe um canal muito fino chamado Brahmanadi através do qual a Kundalini, quando desperta, passa do chakra inferior ao superior.

“A partir do coração, surgem os cento e um caminhos (nāḍīs) da força vital. Um deles conduz ao topo da cabeça. Esse caminho conduz à imortalidade. Os outros, à morte”

Kathopanisad 8.6.6


Artigos relacionados:

Os 7 chakras
Os 5 Prana
Os 3 Sharira

 


Referências
Kundalini Yoga – Sri Swami Sivananda
Yoga – Mind & Body – Sivananda Yoga Vedanta Center
Isha Foundation