“Eu sou uma alma que tomou um corpo”
A filosofia yogi acredita que o corpo do Ser Vivo é composto por três corpos ou sharira: o corpo físico, o corpo astral e o corpo causal.
Karya Sharira – Corpo Físico
Os aspectos tangíveis do corpo humano: os ossos, músculos, órgãos, tudo o que conseguimos ver e palpar. O 5 elementos estão presentes no corpo físico: terra (prithvi), água (jala), ar (vayu), éter (akash) e fogo (agni) e segundo o ayurveda, é indispensável mantermos este equilíbrio para nos mantermos saudáveis. Para o yogi é igualmente importante manter um corpo físico sattvico, daí a prática de asana e meditação.
“Da mesma forma que uma pessoa, tendo largado roupas velhas, adquire outras novas, também o habitante do corpo, tendo largado os corpos velhos, adquire outros novos.”
Bhagavad Gita 2.22
Sukshma Sharira – Corpo Astral
O corpo astral, energético ou subtil está ligado ao corpo físico através de um delicado fio através do qual a energia vital passa, agindo como ponte entre o corpo físico e o corpo causal. Apesar de ser invisível, este corpo manifesta-se através de sentimentos, emoções, pensamentos e ações. É aqui que residem os centros energéticos conhecidos como chakras e os canais por onde a energia circula, as nadis.
O corpo astral é composto por 19 elementos: pelos 5 órgãos de ação (karmendriya), pelos 5 sentidos (jñanendriyas), pela mente individual (manas), pelo ego (ahamkara) e pela mente superior (mahat/buddhi) (os chamados guardiões do portal – Antahkarana – ver artigo Os 25 tattvas) e pelos 5 prana (prana, udana, apana, samana e vyana) – ver artigo sobre Os 5 Prana
Karana Sharira – Corpo Causal
O corpo causal é também conhecido como corpo espiritual ou corpo da semente. Assim como uma semente ou bolbo contém uma reprodução exata da planta que irá produzir, também o corpo causal contém impressões subtis na forma de karma. Estas impressões determinam o desenvolvimento dos outros dois corpos. No momento da morte, o corpo causal e o corpo astral separam-se do corpo físico, num processo vulgarmente conhecido como reencarnação. O corpo causal está diretamente relacionado com o divino e é através dele que atingimos o samadhi e posteriormente o último estado da prática: a auto-realização. Conceitos como alma, registo kármico, livre arbítrio e samsara são inseridos neste corpo.
Referências
Yoga – Mind & Body – Sivananda Yoga Vedanta Center
ArhantaYoga.org