Jalandhara Bandha

Jalandhara bandha (jala – rede; dhara – fluxo; bandha – fecho, ligação) é a contração propositada dos músculos da zona da garganta. É chamado o “fecho da rede”.

Como realizar:
Sentado numa posição confortável, firme, com os joelhos fixos no chão, colocar as mãos nos joelhos. Fechar os olhos, inspirar profundamente e com os pulmões cheios, deglutir e dobrar a cervical para frente, posicionando o queijo no garfo do esterno. A coluna vertebral permanece direita e o peito é projetado ligeiramente para a frente. Os braços ficam firmes, esticados e os ombros elevados, sem gerar tensão, apenas para suportar a posição. Para sair do bandha, erguer a cabeça, soltar os braços e depois expirar.

Benefícios:
O jalandhara bandha comprime as artérias carótidas, localizadas no pescoço, e que ajudam a regular o sistema circulatório e respiratório, diminuindo o batimento cardíaco e conferindo leveza à respiração. Produz relaxamento mental, aliviando o stress, ansiedade e irritabilidade. Desenvolve concentração e foco meditativo. Ajuda a equilibrar o funcionamento da tiróide e a regular o metabolismo. Trabalha o Vishuddah Chakra.

 

Relacionado:
Mula Bandha
Uddiyana Bandha
As características da respiração
Os 7 chakras

 


Referências e Imagem:
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati
Bihar School of Yoga