Os 3 Granthis

A palavra granthi significa “nó”. Os granthis são pontos ou “nós” psíquicos que se encontram localizados na Sushumna Nadi, canal energético central que se encontra ao longo da coluna vertebral. Estes granthis impedem o despertar da energia nos chakras e a ascensão da Kundalini shakti, que se encontra adormecida na base do Muladhara Chakra. A ascensão da Kundalini ao Sahasrara Chakra só é possível através da passagem por estes três nós, que se encontram localizados na base da coluna, no coração e na garganta, respectivamente no Muladhara Chakra, no Anahata Chakra e no Vishuddah Chakra.

  • Brahma Granthi
    Situado na base da coluna, o primeiro nó, denominado Brahma Granthi, está associado ao Muladhara e ao Svadhisthana Chakra. Está relacionado com o instinto de sobrevivência, a necessidade de procriação e a um profundo instinto, consciência e desejo. Quando este granthi é transcendido, a energia sobe até ao Svadhisthana Chakra, sem estar agarrada a  padrões instititivos da personalidade. Este granthi tem o seu nome associado ao deus Brahma, criador do Universo.
  • Vishnu Granthi
    Situado no coração, o segundo nó, denominado Vishnu Granthi, está associado ao Manipura e ao Anahata Chakra. Está relacionado com as funções destes dois centros energéticos, de sustentação dos aspectos físicos, emocionais e mentais da existência humana. O Manipura ou Plexo Solar está associado ao corpo energético, à digestão e ao metabolismo, e o Chakra Cardíaco sustenta o corpo mental. Quando este granthi é transcendido, o Eu deixa de estar agarrado aos apegos mentais e emocionais. As relações tornam-se mais universais e menos pessoais. Este granthi tem o seu nome associado ao deus Vishnu, que sustenta o Universo.
  • Rudra Granthi
    Situado na garganta, o terceiro nó, denominado Rudra Granthi (ou Shiva Granthi), está associado ao Vishuddah e ao Ajña Chakra, que sustentam o corpo superior, vijnanamaya kosha. Representam a desintegração de uma forma ou ideia particular num conceito universal, diluíndo o Eu Individual. O ego é deixado para trás e a experiência do imanifesto emerge nos chakras superiores. Este granthi tem o seu nome associado ao deus Rudra, manifestação de Shiva, destruidor do Universo.

Relacionado:
Os 3 Sharira
Os 5 Kosha
Os 7 Chakras
Bandha – Portões Energéticos


Referências:
Asana Pranayama Mudra Bandha – Swami Satyananda Saraswati