As características da respiração

O processo respiratório atua a diversos níveis no corpo humano e tem efeitos mentais e físicos na nossa saúde:

– Atua a nível do metabolismo e da circulação sanguínea
O metabolismo é o processo através do qual a comida que ingerimos é transformada em energia e nos fornece os nutrientes necessários para nos sustermos. Por sua vez, os resíduos não desejados dessa transformação, são convertidos em dióxido de carbono e água, processo onde o papel do oxigénio é vital. Quando inspiramos, o ar entra nos nossos pulmões e o oxigénio é absorvido na corrente sanguínea. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono passa do sangue para os pulmões pronto a ser expirado e libertado. O sangue rico em oxigénio regressa ao coração e é bombeado para todo o organismo. O oxigénio é transportado pelos glóbulos vermelhos, que contém uma proteína chamada de hemoglobina, que que se encarrega de conduzir o oxigénio às várias partes do corpo onde ele é requerido, de forma a ser utilizado pelas células.

– É vital para o bom funcionamento do cérebro
Através das artérias carótidas, o sangue é enviado para o cérebro. Este necessita de um grande fornecimento de oxigénio pois os neurónios produzem uma elevada atividade metabólica. A veia jugular faz a ligação do cérebro ao coração e transporta o sangue repleto de oxigénio. As artérias conduzem o sangue rico em oxigénio para todas as partes do corpo e as veias fazem regressar o sangue do corpo para o coração.

Aspectos mentais da respiração

O cérebro é o órgão que mais oxigénio necessita. Daí, quando nos sentimos mais nervosos e inspiramos fundo, ganhamos tranquilidade pois o cérebro recebe a oxigenação necessária. Quando respiramos de forma insuficiente, utilizando apenas uma fração do nosso potencial respiratório, sentimos consequências mentais como perturbações, falta de concentração e de memória e de controlo das emoções e reações.

Os benefícios mentais da respiração correcta são:
– Maior concentração e clareza nos pensamentos
– Capacidade de gerir situações complexas sem ceder a pressões ou stress
– Maior controlo emocional e equilíbrio
– Maior controlo e coordenação motora e física.

A respiração completa do Yoga trabalha sobre os dois hemisférios do cérebro – sobre o lado direito (calmo, intuitivo, emocional) e sobre o lado esquerdo (ativo, lógico, racional), de forma a conferir um equilíbrio entre ambos, através da correta oxigenação do cérebro e utilizando a maior capacidade respiratória possível.

Aspectos físicos da respiração

A respiração completa tem três fases: a diafragmática, torácica e a sub-clavicular, que funcionam como patamares (saber mais aqui). Esta respiração permite absorver 6 a 7 litros de ar a cada respiração, usando assim toda a capacidade pulmonar, proporcionando uma maior integração de ar no organismo.

Os benefícios físicos da respiração correcta são:
– Fornece a quantidade necessária de oxigénio para o funcionamento correto de cada célula. Sem oxigénio, as células não têm a capacidade de metabolizar os nutrientes da comida, produzindo desperdício.
– Permite a expulsão de gases indesejados produzidos pelo metabolismo, como o dióxido de carbono.

 

 

 

 


Referências
Yoga, Mind and Body – Sivananda Vedanta Yoga Center