O sistema ayurvédico considera que cada indivíduo tem um tipo psicofisiológico diferente. Essa constituição ou Prakrti é inata e nasce com cada ser, gerando assim uma identidade biológica única. Com a manifestação dos 5 elementos naturais corpo humano, existe a criação de de princípios ou compostos, denominados tridosha (3 doshas). Com a influência do elemento Éter e Ar gera-se o dosha Vata; a junção do elemento Fogo e Água gera o dosha Pitta e os elementos Terra e Água geram o dosha Kapha.
Estes três compostos gerem todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, mente e consciência. Quando se encontram equilibradas assistimos a um estado de saúde, harmonia e bem-estar; quando estão em desequilíbrio assistimos a estados de enfermidade, apatia e depressão (chamado de Vikrti). Segundo o ayurveda, a constituição humana é determinada geneticamente e prevalece durante toda a vida mas algumas condições vão alterando como resposta a alterações no ambiente interno e externo ao organismo.
A presença dos dosha no corpo humano
Vata é o princípio do movimento, No organismo, vata é considerado o ar que governa o movimento biológico, que engendra todas as mudanças subtis no metabolismo. Vata encontra-se presente nas acções respiratórias, nos movimentos dos músculos e tecidos, em todos os processos vitais que impliquem movimento subtil. Governa também as emoções como o medo, ansiedade, nervosismo, dor, tremores, espasmos musculares, etc. Quando o corpo se contra com vata em excesso, o acúmulo dele é feito no intestino grosso, na cavidade pélvica e nas ancas, nos ossos, pele e orelhas.
Pitta é traduzido como fogo, calor, a acção de queimar. Pitta governa a digestão, o metabolismo, a absorção, a assimilação, a nutrição, a temperatura do corpo, a cor da pele e o brilho dos olhos. Em termos de características intelectuais, governa a inteligência e o discernimento. Em termos psicológicos, governa emoções como o ciúme, a raiva e inveja. O assento biológico de pitta localiza-se no intestino delgado, estômago, glândulas sudoríferas, sangue, gordura, olhos e pele.
Kapha é considerado como a água biológica do organismo mas também contém nele o elemento terra. Este dosha sedimenta os elementos no corpo e é responsável pela estrutura material do corpo. Regula a resistência corporal, a força e a resistência dos tecidos, bem como a lubrificação dos sistemas. Fornece vigor e estabilidade, suporta a função de memória do cérebro, fornece energia ao coração e aos pulmões e regula o sistema imunitário. Kapha está presente no peito, na cabeça, na garganta, nariz, boca, estômago, articulações, sangue e nas secreções biológicas.
É necessária a existência de um equilíbrio entre estes três dosha para que o corpo funcione de uma forma correta e adequada à nossa constituição.
Referências
Ayurveda, The Science of Self-Healing – Dr. Vasant Lad
Anexos