Os 5 elementos, 5 sentidos e os 5 órgãos de ação

Segundo a filosofia Samkhya, existem 25 tattvas (verdades ou princípios) que constituem a nossa existência (ver mais aqui).
O Ayurveda baseia-se em conhecimento ancestral, obtido pelos rishis através de meditação, e transmitido oralmente de mestre a discípulo. Esta sabedoria, fruto de meditação com a Consciência Cósmica, revelou aos rishis que a inteligência universal criadora ou energia, se manifesta através dos 5 elementos naturais: Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra.

Esse conhecimento indica que a partir da vibração do som primordial “AUM”, o elemento Éter foi gerado e que a partir dele todos os outros surgiram. Estes 5 elementos ou Panchubhuta encontram-se relacionados com os 5 sentidos, com os 5 órgãos de ação, com o chakras e com os tanmatras :

Elementos
Mahabhutas
Éter
Akash
Ar
Vayu
Fogo
Tejas
Água
Apa / Jala
Terra
Prthvi
Qualidades não específicas
Tanmatras
Som
Sabda
Sentir
Sabda
Forma
Rupa
Gosto
Rasa
Cheiro
Gandha
Órgãos dos Sentidos
Jñanendriyas
Ouvidos Pele Olhos Língua Nariz
Órgãos de Ação
Karmendriyas
Voz Mãos Pés Genitais Ânus
Chakras Vishuddha Anahata Manipura Svadhistana Muladhara

Desta forma, o Ayurveda considera o corpo humano e as suas experiências sensoriais como manifestações da energia cósmica expressa nos 5 elementos. Os tratamentos ayurvédicos têm estas características essenciais em consideração, bem como a co-relação entre cada conjunto, criando uma abordagem de cura holística para além da manifestação física da doença.


Referências
Ayurveda, The Science of Self-Healing – Dr. Vasant Lad
Wikipedia