Vishnu

Vishnu, विष्णु em sânscrito, é a segunda divindade da Trimurti, juntamente com Brahma e Shiva. É o deus encarregue pela manutenção e conservação do Universo. É o símbolo do infinito, juntamente com a naga (serpente) de 1000 cabeças, Adishesha ou Ananta Shesha.

Vishnu costuma ser representado repousado numa serpente, flutuando no mar cósmico, acompanhado pela sua esposa Lakshmi, a deusa da prosperidade. Nessa representação assume a forma de Narayana (nara – humano; yana – eterno), a base de todos os homens. Adishesha é o seu leito, onde Vishnu repousa entre encarnações, e é responsável por guardar todos os planetas enquanto ele descansa, assegurando também a manutenção cósmica. O mar cósmico é denominado de Kshira Sagara, também chamado de “Oceano de Leite”, é o berço de Lakshmi, segundo os Vishnu Puranas, e onde se dá o episódio do Samudra Manthana ou o “Batimento do Oceano”.

Vishnu é representado também a voar no dorso de Garuda, uma figura mitológica semelhante a uma águia gigante. Os Garuda Puranas são textos védicos onde existem diálogos entre Garuda e Vishnu sobre as transmigrações de almas e sobre a roda do Samsara (ciclo de vidas e mortes).

 

Imagem: yogui.co

Vishnu segura nas suas quatro mãos diversos objetos simbólicos:
Búzio: Denominado Pantchdjanya, o búzio (ou concha) contém os 5 elementos da criação: ar, fogo, água. terra e éter. Nela pode-se ouvir o som primordial, OM.
Disco: Denominado Sudarshana, o disco ou roda de energia, serve de arma para lutar contra demónios e representa o controlo sobre os sentimentos.
Lótus: Denominado Padma. Simboliza a pureza e a verdade real, além de maya (ilusão).
Cajado: Denominado Kaumodaki, representa a força física e mental da criação.
A serpente que lhe serve de abrigo, sobre a cabeça, representa Balamara, irmão de Krishna.
As quatro mãos representam as quatro direções.
No umbigo de Vishnu existe um lótus do qual brotam outras criações e é considerado o centro do universo, fonte de toda a vida. Diz-se que o deus Brahma nasceu dele.

Vishnu tem muitas formas e segundo as histórias, desceu à terra em várias situações, nomeadamente em situações de urgência ou perigo, nas quais assumiu vários avatares. São eles:

  1. Matsya, o Peixe;
  2. Kurma, a Tartaruga;
  3. Varaha, o Javali;
  4. Narasimha, o Homem-Leão;
  5. Vamana, o Anão;
  6. Parashurama, o Homem com o machado;
  7. Rama, o arqueiro;
  8. Krishna
  9. Buda, o Iluminado (Sidarta Gautama)
  10. Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.

 

Artigos Relacionados:
Lakshmi


Referências:
Wikipedia