YS III.03 – Tadeva Artha (…) Samadhi

Tadeva Arthamatranirbhasam Svarupasunyam Iva Samadhih

“Quando esta meditação adquire a natureza do objeto da própria meditação, e a sua forma se desvanece, então o samadhi acontece.

tadeva: o mesmo (que dhyana)
artha: objeto, propósito, objetivo
matra: sozinho, apenas
nirbhasambrilhante, que surge, que aparece
svarupa: forma própria , por ele mesmo
sunyam: vazio
iva: tal como
samadhih: absorção perfeita, união, harmonia, união espiritual

“Quando o objeto da meditação envolve o sujeito da meditação, aparecendo como sujeito; a auto-consciência é perdida. Isto é samadhi. ” – B.K.S. Iyengar – Light on the Yoga Sutras of Patañjali (tradução pessoal direta)

Após mantermos o estado de dhyana, meditação ou suprema concentração, e quando o meditador, sujeito observador, se funde com o objeto da meditação, ocorre uma dissolução do Eu no próprio objeto. Essa união é chamada de samadhi. Este processo flui automaticamente de um estado para outro.

Segundo Iyengar, podemos comparar este estado de absorção com o estado em que um músico experiencia quando está totalmente em harmonia com a música e o instrumento que está a tocar, deixando de ser possível separar o instrumento do artista. A diferença reside nbo facto em que o artista atinge este estado através do esforço e não possui a capacidade de o manter voluntariamente, enquanto o yogi, ao ter dissolvido o ego nesta absorção, experiencia a transcendência como uma visão natural e contínua do sublime.

O fluxo ininterrupto de atenção dissolve a separação entre o observador e o objeto, dando lugar a uma fusão entre ambos, num local etéro onde reina o silêncio e a serenidade.

Trayamekatra samyamah

“Aos três juntos (dharana, dhyana e samadhi) se designa por samyama.

Referências:
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar
Yoga-Sutra – Aforismos de Yoga – Patañjali – Tradução de José Carlos Calazans