Os 3 Gunas

Segundo a filosofia Samkhya, existem 3 guna que compõem a energia primordial cósmica da qual deriva toda a criação física do universo. A palavra guna é sinónima de qualidade, atributo, característica. Os 3 guna são elementos que estão contidos, em equilíbrio, na Prakrti, na Natureza, mas que quando, segundo a cosmogénese hindu,  esse equilíbrio foi alterado, geraram a evolução do Universo como o conhecemos. Foi através da influência dos guna que os 5 órgãos de cognição, os 5 órgãos motores, a mente foram criados.

“A diversidade das coisas externas e dos órgãos surge das modificações específicas dos três guna”
Samkhya KarikaXXVII

Os três guna são:

Sattva
Sattva é uma qualidade leve, brilhante, suave, clara, positiva. É sinónimo de pureza, existência, realidade, espírito, mente, carácter. O seu elemento é o Espaço e a sua cor o Branco. Sattva é delicada, amorosa, luminosa. Traz calma, equilíbrio, bondade, estabilidade, tranquilidade, limpeza, coragem, sabedoria. É o princípio da Iluminação. Na espiritualidade hindu está associada ao deus Brahma – potencial criador.

Rajas
Rajas 
é a força criadora, o ímpeto de mudar, a energia vibrante. Atua como força de ação sobre sattva e tamas. Está relacionada com  movimento, à atividade, à paixão, ao impulso e ao dinamismo da ação. O seu elemento é o Ar e o Fogo e a sua cor o Vermelho. Associada ao deus hindu Vishnu, que preserva e mantém o Universo.

Tamas
Tamas 
é um atributo passivo, desordenado, negativo. Pode ser descrito como inércia, apatia, inatividade, ilusão, caos, destruição. O seu elemento é a Terra e a sua cor o Preto. Associado a Shiva, deus da destruição.

Os 3 guna estão presentes em tudo que existe, em quantidades variáveis, pelo que não se pode considerar que exista algo que seja composto  exclusivamente de apenas 1 guna, pois tudo deriva da combinação dos 3. Os triguna simbolizam também a trimurti, trindade divida hindu, e compõem as três manifestações do som “AUM“, som primordial do universo através do qual tudo é gerado, mantido e destruído.

Estas três qualidades podem ser associadas a coisas, pensamentos, sentimentos, alimentos, horas do dia, estações do ano, arte, estados de espírito, tarefas… a tudo que existe e que se encontra por existir.

Sattva Rajas Tamas
Equilíbrio Movimento Inércia
Harmonia Atividade Inatividade
Positivo Energia Negativo
Paz Excitação Apatia
Clareza Paixão Preguiça
Luz Desejo Escuridão
Criatividade Agitação Ilusão
Abertura Ansiedade Depressão
Inteligência Egoísmo Ignorância

 

“Sattva, rajas e tamas são os atributos que nascem de Prakrti. (…) Eles prendem o imperecível dehi (aquele que tem corpo) ao corpo.”
Baghavad Gita
14.5


Referências
Ayurveda, The Science of Self-Healing – Dr. Vasant Lad
Srimadbhagavadgita – Tradução direta do sânscrito para português por Paulo Abreu Vieira – Vedanta.pt
Wikipedia