Os 4 caminhos do Yoga

Existem várias formas de se alcançar a meta do yoga, a auto-realização, samadhi, ou moksha. Quatro foram descritos na obra Bhagavad Gita: o Karma Yoga, o Jñana Yoga, Bhakti Yoga e o Raja Yoga. 

“Neste mundo há um duplo caminho, como eu disse antes, ó sem pecado; o Jñana Yoga da filosofia Sámkhya e o Karma Yoga dos Yogis”.
B.G. III 3

 

Karma Yoga – o Yoga da Ação

A palavra Karma significa “ação”, a “lei de causa e efeito“. Este caminho do yoga visa a ação desapegada dos frutos do resultado, ou seja, agir sem o objetivo de satisfazer as necessidades pessoais do próprio ego. Significa agir de acordo com o nosso Dharma. Dharma é uma palavra sânscrita que pode ser traduzida como “fazer aquilo que é mais elevado”, “missão de vida” ou mais comumente “ordem ou dever”.
O maior exemplo de Karma Yoga é descrito no Bhagavad Gita, capítulo do épico Mahabharata que retrata a batalha de Kurukshetra, fomentada entre duas grandes famílias irmãs, os Kauravas e os Pandavas. Nesta parte do épico é relatada a luta interna de Arjuna, um jovem guerreiro, terceiro filho da família Pandava e um dos heróis da história, que vive a angústia de ter de lutar contra os seus familiares. Perante o dilema de escolher a guerra ou paz, Arjuna é aconselhado por Krishna, Ser Supremo, encarnação do Deus Vishnu, que lhe mostra o caminho do Yoga e o auxilia na decisão, revelando que apesar de ser uma escolha difícil, Arjuna deve escolher o seu dharma e realizar uma ação que irá trazer benefícios para todos.
Karma Yoga significa, portanto, fazer o que está correto e agir de acordo com o nosso dever, pondo de lado os benefícios próprios e a satisfação do ego. Trata-se de olhar para um todo, tendo consciência de que as nossas ações têm impacto no mundo onde vivemos e que o transformam, alterando a vida dos que nos rodeiam. Contudo, ao cumprirmos esse dever, entregamos o resultado ao efeito que dele decorre e não nos apegamos a ele (exemplo: não se trata de fazer o bem tendo em vista a recompensa, mas sim porque é a atitude mais correta a ter).

“Por outro lado, se uma pessoa sincera utiliza a mente para tentar controlar os sentidos ativos e passa então a praticar karma-yoga [em consciência de Krishna] sem apego, ela é muito superior”.
B.G. III 7


Bhakti Yoga
– O Yoga da Devoção

A palavra Bhakti tem a sua raíz no termo bhaj que significa devoção, amor. É o amor para com o Guru, Divindade ou Absoluto que guia o yogi neste processo que usa métodos de purificação sattvicos (ver artigo 3 Gunas) para a obtenção do samadhi. No Bhakti Yoga costumam ser realizados rituais como a entoação de Mantra, Japa, Satsang (convívio e partilha com mestres e outros praticantes), Danças ou simplesmente Meditação. Tem um carácter espiritual, dado que o sadhaka busca a união com Brahman através das várias práticas, conduzindo a um êxtase fomentado pelo Amor incondicional. Neste tipo de yoga existe entrega total ao divino, a renúncia ao ego e a lembrança constante do Absoluto.

“Meu querido Arjuna, ó conquistador de riquezas, se você não pode fixar sua mente em Mim sem se desviar, então, siga os princípios reguladores que fazem parte da bhakti-yoga. Desenvolva deste modo um desejo de Me alcançar.” ” Se você não pode praticar as regulações que fazem parte da bhakti-yoga, então, simplesmente tente trabalhar para Mim. Porque, trabalhando para Mim, você chegará à fase perfeita”.
B.G. XII 9 e 10


Jñana Yoga
– O Yoga do Conhecimento

A palavra Jñana significa “sabedoria”, “conhecimento.” O Jñana Yoga é considerado o mais exigente e provém do estudo prévio de outros tipos de yoga e dos ensinamentos do mestre. Este conhecimento é espiritual, relacionado com a intuição proporcionada pelo caminho para a auto-realização do Ser e não pelas inferências ilusórias dos sentidos ou da mente. Esta prática utiliza o discernimento (viveka) para abolir a ignorância (avidya), diminuir o ego e dessa forma percecionar a união real do Eu com o Absoluto. A consciência da realidade dá-se através da perceção direta dos sentidos, a lei de causa e efeito, a conclusão e a apresentação de factos provados. Para praticar este caminho é necessário manter a curiosidade, ter um intelecto discriminativo e dispor de tempo e paciência.

“Os homens inteligentes que buscam libertar-se da velhice e da morte refugiam-se em Mim, prestando serviço devocional. Eles de fato são Brahman porque conhecem inteiramente tudo sobre as atividades transcendentais”.
B.G. – VII 29


Raja Yoga
– O Yoga da Meditação

A palavra Raja significa “real”, “rei”. O Raja Yoga, apesar de mencionado no BG, foi desenvolvido por Patañjali, na sua obre Yoga-Sutras, uma coleção de 196 aforismos sobre a prática de yoga. Constituído por 8 etapas, utiliza técnicas de controlo morais, do corpo, da respiração, dos sentidos e da mente para disciplinar o ego e ascender à última etapa, o samadhi, e consequentemente à libertação (kaivalya). Relacionado com a filosofia Samkhya, o Raja Yoga é considerado o mais difícil e o mais longo, uma vez que  ganho do conhecimento é feito de forma consciente e sujeito a ilusões. O Raja Yoga abriu caminho para grande parte das práticas utilizadas atualmente, inclusive o Hatha Yoga, que dele deriva e que começou a utilizar o corpo e técnicas de gestão de energia, sendo considerado como uma preparação para o Raja Yoga. Do Raja Yoga deriva também o Laya Yoga, ou Yoga da dissolução, que visa o retorno do Ser ao estado anterior da manifestação pela Prakrti (ou Natureza), utilizando técnicas do Hatha e do Tantra Yoga.

“Para praticar yoga, é necessário dirigir-se a um lugar isolado e forrar o chão com relva kuśa, e depois, cobri-la com a pele de um veado e um pano macio. O assento não deve ser nem muito alto nem muito baixo e deve estar situado num lugar sagrado. O yogī deve então sentar-se nele firmemente e praticar yoga para purificar o coração, controlando a mente, os sentidos e as atividades, e fixando a mente num único ponto”. – BG VI 11-12

Chega-se, portanto, à conclusão de estes 4 caminhos, apesar de distintos e poderem ser praticados isolada e individualmente, são complementares, sendo natural que com a prática de yoga continuada, se fundam num só.

Artigos Relacionados:
Tipos de Yoga
Estilos de Yoga


Referências:
Wikipedia
Federação Portuguesa de Yoga
Arhanta Yoga

Citações Bhagavad Gita – Vedabase.io