Lakshmi é a esposa de Vishnu e, tal como Sarasvati e Parvati, faz parte da Tridevi e é Shakti, força criadora. Segundo a lenda, nasceu do Kshira Sagara ou Oceano de Leite, e deu o soma (sangue sagrado do conhecimento) ao deus Indra, para que este se tornasse o Rei dos Devas. A deusa Lakshmi é associada à prosperidade, riqueza e sorte, sendo frequentemente representada a segurar um cântaro cheio de moedas de ouro. É venerada nos lares das famílias indianas, que a consideram uma Deusa Mãe, como prece para sorte financeira, familiar, material e espiritual. O símbolo da suástica virada para a direita está associado a esta deusa e representa vitória e sucesso.
Lakshmi está associada à beleza, à generosidade e abundância, à boa-sorte, à fertilidade e a tudo o que é aspicioso (shreem). Costuma ser representada sentada numa flor de lótus (padma) de 100 pétalas, representando pureza, e nas mãos segura também duas flores da mesma espécie que representam realidade, consciência e karma. Quando representada sem lótus, recebe o nome de Apadma.
Costuma, igualmente, nas representações, fazer-se acompanhar de dois elefantes brancos, que simbolizam força, sabedoria e sorte. Lakshmi representam também segurança, justiça e paz.
Lakshmi é representada também como Devi Kundalini Shakti.
Os seus quatro braços representam os quatro objetivos de vida:
- Dharma (missão de vida)
- Kama (prazer)
- Artha (prosperidade material)
- Moksha (libertação espiritual)
Diz-se que Lakshmi acompanhou o esposo Vishnu nas suas descidas à terra, também ela em diversos avatares:
-
Sita, esposa de Rama
-
Rukmini, esposa de Krishna
-
Dharani, esposa de Parashurama
-
Padma, esposa de Hari
Artigos Relacionados:
Vishnu
Referências:
Wikipedia