Yamaniyamasanapranayamapratyaharadharanadhyanasamadhayostavangani
“Os oito membros do yoga são: prescrições e proscrições éticas, posições físicas, respirações, abstração dos sentidos, concentração mental, meditação e iluminação.”
yama: auto-restrição, votos de abstenção, controlo
nyama: observância, regras, preceitos, ordem estabelecida
asana: sentar em várias posturas, o acto de sentar no geral, posição
pranayama: regulação da respiração, restrição da respiração
pratyahara: retiro, afastamento dos sentidos
dharana: o acto de concentração, acto de conservação da mente segura num ponto
dhyana: meditação, contemplação, reflexão, atenção
samadhayah: juntar, coleção, composição, meditação profunda, absorção, superconsciência
astau: oito
angani: partes contituíntes, membros ou divisões.
“Injunções morais (yama), observâncias fixas (niyama), postura (asana), regulação da respiração (pranayama), internalização dos sentidos em direção à fonte (pratyahara), concentração (dharana), meditação (dhyana) e absorção da consciência no Self (samadhi), são os 8 constituíntes do yoga” – B.K.S. Iyengar – Light on the Yoga Sutras of Patañjali (tradução pessoal direta).
Este sutra é de extrema importância pois revela as partes que constituem o caminho de 8 partes que constituem a prática de yoga, ou ashtanga yoga.
Os yama e niyama formam a base da prática, os seu pilar. Constituem votos universais, um código de ética comum, que define restrições pessoais e de auto-controlo e modos de conduta do Eu na sociedade. Estes dois primeiros anga são a base de toda e qualquer escola de yoga tradicional.
Os anga seguintes, asana, pranayama e pratyahara, apesar de independentes, estão interligados e são dependentes uns dos outros, uma vez que constituem uma progressão na prática ou sadhana. Os domínio deles prepara o praticante, ou sadhaka, para os estádios seguintes, mais abstratos ou mentais. Estes cinco passos são essenciais para a evolução individual do praticante.
Os três anga seguintes, dharana, dhyana e samadhi, que constituem, em grupo, samyama, fluem depois de forma consecutiva. São considerados a manifestação universal ou os estados naturais do yoga, chamado de yoga svarupa.
Referências:
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar
Yoga-Sutra – Aforismos de Yoga – Patañjali – Tradução de José Carlos Calazans