YS III.1 – Desa Bandhah Cittasya Dharana

Desa Bandhah Cittasya Dharana

“A concentração [dharana] é fixar a mente [citta] num ponto

desa: sítio, local, região
bandhah: ligação, união, fixação
cittasya: da mente, da consciência
dharana: concentração, segurar, manter

“A fixação da consciência num ponto ou região é a concentração (dharana)” – B.K.S. Iyengar – Light on the Yoga Sutras of Patañjali (tradução pessoal direta)

Dhárana significa concentração, foco, direcionar e manter a atenção numa determinada área, dentro ou fora do corpo. Ao segurar a atenção, a mente permanece estável. É o sexto degrau do Ashtanga Yoga de Patañjali: através dos Yama e Nyama obtém-se boa conduta pessoal, com Asana mantemos a boa forma física, com Pranayama aprendemos a manter a energia, com Pratyahara abstraímo-nos dos impulsos exteriores e recolhemo-nos em nós. Naturalmente de seguida vem a concentração, o prender da atenção dentro de nós ou fora de nós, com o objetivo de  diminuir as flutuações mentais e podermos prosseguir para os dois degraus finais, Dhyana (meditação) e Samadhi (auto-transcendência).

“Dhárana é a arte da redução das interrupções da mente e, derradeiramente, a eliminação completa das mesmas, de forma a que o conhecedor e o conhecido se tornem um só (Y.S. I-41)” – B.K.S. Iyengar – Light on the Yoga Sutras of Patañjali (tradução pessoal direta)

 


Referências:
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar
Yoga-Sutra – Aforismos de Yoga – Patañjali – Tradução de José Carlos Calazans