YS I.1 – Atha Yoganushasanam

“Agora, o ensinamento sobre o Yoga”

atha: agora, uma benção ou prece, um bom presságio
yoga: junção, união, aplicação, uso, contemplação, meditação sobre o Absoluto
anusasam: conselho, direção, ordem, instruções, orientações para o caminho ético e espiritual

“Com preces para bençãos divinas, agora começa uma exposição sobre a arte sagrada do yoga”.
“Agora segue-se uma exposição detalhada sobre a disciplina do yoga, dada com instruções passo-a-passo pela ordem correta, e com direções adequadas para o auto-alinhamento” – B.K.S. Iyengar – Light on the Yoga Sutras of Patañjali (tradução pessoal direta)

O primeiro yoga-sutra parece ser bastante simples e direto, na medida em que parece apenas expor o objetivo da obra – o ensinamento sobre a prática de yoga. Contudo, se nos debruçarmos sobre ele, pode ser um pouco mais complexo do que constatamos à primeira leitura.

A palavra “agora” pode ser interpretada de várias maneiras:

  • Pode tratar-se de uma intenção de manter a obra atual para sempre. O agora na época de Patañjali é o mesmo agora de hoje, sendo que os ensinamentos por ele transmitidos ainda são utilizados como base da prática
  • Patañjali foi o primeiro a expor a disciplina de uma forma concreta. Dado este sentido de novidade, pode ter utilizado essa palavra de forma expositiva
  • Para além de escrever sobre Yoga, Patañjali tinha escrito anteriormente obras importantes sobre Gramática e Ayurveda. A palavra “agora” pode determinar uma espécie de sequência nos estudos antropo-estirituais (moksa-sastras)

Os Brahma-Sutras também começam com a palavra Atha: “Athato Brahman jijnasa” – “Agora é altura de nos questionarmos sobre Brahman (Verdade Absoluta)” – o objeto de estudo, para o Vedanta, é Brahman, ao invés do Eu, que é o objeto de estudo para o Yoga.

Segundo Iyengar, este sutra pode ser traduzido como “As disciplinas de integração estão aqui expostas através da experiência, e são oferecidas à Humanidade para exploração e reconhecimento dessa parte do Homem que se encontra oculta e que está para além da percepção dos sentidos”. (tradução pessoal direta)

 


Referências:
Light on the Yoga Sutras of Patañjali – B.K.S. Iyengar
Yoga-Sutra – Aforismos de Yoga – Patañjali – Tradução de José Carlos Calazans